História
Tal como outras cítaras europeias, a guitarra portuguesa simboliza um dos desenvolvimentos directos do cistre europeu renascentista, sendo um cordofone beliscado. Este instrumento marcou presença na música das cortes de toda a Europa, nomeadamente, em Itália, França e Alemanha a partir do século XVI até ao final do século XVIII.As primeiras cítaras consistiam num cistre com ligeiras alterações na dimensão da caixa de ressonância, braço, material das cordas e eram usadas no inicio do século XVIII pela Burguesia para acompanhar músicas como as modinhas e musica popular pelas classes mais populares.
O cistre terá sido o antepassado da cítola medieval, visto que existem várias imagens, esculturas e relatos em crónicas da época e um exemplar num museu de Inglaterra.
Crê-se que a cítara inglesa do século XVIII terá estado na origem da guitarra portuguesa, tendo esta a mecânica de afinação dessa mesma cítara se bem que mais tarde alterada em Portugal.
Os primeiros instrumentos de corda com braço, cujos vestígios foram encontrados na Turquia, leva a que a sua origem remonte á Khytara grega.
Lista de guitarristas
- António Chainho
- Armandinho
- Arménio de Melo
- Artur Paredes
- Alfredo Paredes
- António Parreira
- Carlos Gonçalves
- Carlos Mendes
- Carlos Paredes
- Custódio Castelo
- Edgar Nogueira
- Fernando Portela
- Gonçalo Paredes
- Jorge Tuna
- José Nunes
- Luís Guerreiro
- Mário Pacheco
- Octávio Sérgio
- Paulo Soares
- Pedro Caldeira Cabral
- Raul Nery
- Ricardo Rocha
- Tó Silva
- Ricardo Silva
Comentários:
Enviar um comentário