1 2 3 4

A Guitarra Clássica

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011


A Guitarra Clássica, viola em Portugal, é uma guitarra acústica com cordas de nylon e é utilizada para interpretar peças de música clássica. As versões mais comuns têm seis cordas, mas também há o violão de sete cordas e a viola baixa.

Existem três teorias sobre o aparecimento da Guitarra Clássica:
-A guitarra foi inventada por um sírio (Zyryab) que acrescentou uma décima quinta corda ao alaúde árabe, instrumento anterior à guitarra.
-A guitarra teve a sua origem, no Egipto à 3000 anos atrás e que vem dos antigos Alaúdes e das Vihuelas. Alargou-se por vários países da Europa, mas foi em Espanha, que a guitarra se tornou popular e se expandiu a arte de construir guitarras.

-A Guitarra Clássica apareceu em 1586 em Espanha na altura do tratado de guitarra, na época Guitarra Espanhola, com duas vertentes: a clássica e a flamenca.

Sobre o nome
O nome "guitarra" aplica-se ao instrumento acústico ou eléctrico, que provem da palavra viola que designa variados instrumentos portugueses.
Uso na música popular
A viola tem características que fazem com que seja utilizada para acompanhar o canto. É usada em vários géneros musicais mas no Fado é o instrumento principal.
Características
As guitarras clássicas só têm cordas de nylon e a construção deste instrumento não suporta a pressão de cordas de aço. Difere-se das outras pelas cordas de nylon, a cabeça possuir carrilhões em vez de cravelhas e o braço ser mais largo e o tipo de madeiras usadas.

Comentários:

Enviar um comentário

 
As Cantigas do Zé Povinho © Copyright | Template By Mundo Blogger |